É falso que o site 'Domínio Público' vai ser encerrado por falta de acessos
Busca Notícias - Seu Portal de Notícias Online | Veja as primeiras Notícias

Rede de Rádios

É falso que o site 'Domínio Público' vai ser encerrado por falta de acessos

 

O site "Domínio Público", que conta com milhares de obras com acesso gratuito, não vai ser desativado, como afirma mensagem que circula pelo WhatsApp. O Ministério da Educação negou a afirmação.


O pedido de checagem foi enviado ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.


O que diz a mensagem

O texto compartilhado pelo WhatsApp diz que o site será desativado por "desuso". "Já que o número de acessos é muito pequeno".

A mensagem pede que as pessoas compartilhem o texto para "reverter esta situação". "Divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura".


Por que é falso

O MEC informou ao UOL Confere que a mensagem é falsa. A pasta não respondeu se planeja atualizar a ferramenta, que conta com um layout antigo e estatísticas sobre acessos atualizadas somente até janeiro de 2011 (aqui).


A afirmação falsa circula pela internet pelo menos desde 2007. É possível encontrar dois textos do MEC desmentido a mensagem: um publicado no ano em que a mentira teria começado a circular (aqui), e outro que traz dados de janeiro de 2011 (aqui).


O site permite o acesso gratuito a obras de imagem, som, texto e vídeo. Fazem parte do acervo do portal conteúdos históricos, como a obra completa de Machado de Assis, poesias de Fernando Pessoa e publicações de Joaquim Nabuco.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem